quarta-feira, 17 de junho de 2015

Viabilidade Econômica de Negócios Sustentáveis da Biodiversidade em Áreas Protegidas: Lições e recomendações

Viabilidade Econômica de Negócios Sustentáveis da Biodiversidade em Áreas Protegidas: Lições e recomendações

Conservation Strategy FundAs análises sobre a renda e viabilidade de investimentos em negócios sustentáveis da biodiversidade contidas nesse estudo evidenciam o desafio de torná-los atrativos financeiramente para comunidades de áreas protegidas.

Nele, são sistematizados dados econômicos e financeiros sobre sete atividades produtivas sustentáveis em Terras Indígenas e Reservas Extrativistas que foram apoiadas pela CSF, entre 2010 e 2013, por meio da elaboração de planos de negócio sustentáveis e de monitoramento econômico. 

Os negócios apoiados foram sobre a comercialização in natura ou beneficiada dos seguintes produtos da biodiversidade: castanha-do-brasil, pirarucu, pescado marinho madeira e turismo. Sobre eles são apresentados indicadores de viabilidade de investimentos, como o Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Payback Descontado, e também estimativas de renda bruta e líquida por família ou comunitário.

Além da sistematização desse dados, este estudo também provê recomendações para comunidades, governos e organizações não-governamentais sobre como recursos podem ser investidos para maior rentabilidade dos negócios sustentáveis da biodiversidade, que valorizam a floresta em pé e, portanto, de grande importância para o combate ao desmatamento na Amazônia.

Esse estudo foi desenvolvido no âmbito do Projeto Conservação Biocultural na Floresta Amazônica que contou com o apoio das Fundações Skoll e Avina.

0 comentários: