quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ICV inicia projeto de pecuária com baixa emissão de carbono em Alta Floresta


ICV  - Iniciativa é uma continuidade da estratégia de desenvolvimento de atividades econômicas com menos impacto ambiental e será lançada durante seminário

Nesta quarta-feira (26) começa em Alta Floresta, município localizado na região Norte de Mato Grosso, o 1º Seminário de Pecuária Integrada: rumo às Boas Práticas Agropecuárias, que acontece até a sexta-feira (28). A abertura será às 19h, no Gold Eventos, com o lançamento do projeto Pecuária Integrada de Baixo Carbono, desenvolvido pelo Instituto Centro de Vida (ICV), através de uma parceria com a Embrapa e a prefeitura municipal. Durante os três dias de seminário, acontecem palestras e discussões sobre diversos temas envolvendo a cadeia produtiva da pecuária, como: gestão das propriedades rurais, manejo de pastagem, suplementação alimentar, sanidade animal e adequação ambiental (ver programação).

Mato Grosso tem hoje o maior rebanho bovino do Brasil. São aproximadamente 29 milhões de cabeças distribuídas em mais de 25 milhões de hectares presentes em 71% da área desmatada do estado.

Embora os números sejam expressivos, a pecuária ainda está distante de ser um exemplo em eficiência econômica e socioambiental em Mato Grosso. A atividade está ancorada em um sistema extensivo e de baixa produtividade com resultados que diminuem ano a ano e com forte impacto sobre os recursos naturais. Entre as principais causas dessa situação estão três fatores: dificuldade de acesso à informação técnica-científica sobre sistemas de produção, dificuldade de acesso ao crédito para implantação dessas técnicas, e existência de mecanismos de adequação ambiental pouco atrativos para os produtores (alto custo).

Este contexto contribui para a formação de um sistema de utilização inadequada do solo, água e florestas, resultando no desenvolvimento de uma atividade econômica baseada em resultados imediatos que geram degradação ambiental e pouca produtividade no longo prazo.

Por isso, o ICV entende que incentivar a adoção das boas práticas na pecuária pode refletir diretamente em uma atividade economicamente viável e sócio-ambientalmente adequada. Para isso, tem trabalhado em parceria com a EMBRAPA Agrossilvipastoril de Sinop na disseminação das Boas Práticas Agropecuárias (BPA) em municípios-piloto no estado.

Em Cotriguaçu, noroeste de Mato Grosso, por exemplo, está sendo desenvolvido o Projeto Cotriguaçu Sempre Verde, que, entre várias ações, tem um componente que incentiva a adoção das BPA’s em propriedades com gado de corte e leite, incluindo agricultura familiar e médias propriedades.

Nessa mesma linha, o ICV está iniciando, em Alta Floresta, o Projeto Pecuária Integrada de Baixo Carbono, com a proposta de estimular uma pecuária mais produtiva, com menos impacto sobre os recursos naturais e uma baixa emissão de carbono.

Por que Alta Floresta?

O município de Alta Floresta possui o 4º maior rebanho bovino de Mato Grosso com mais de 839 mil cabeças. Recentemente, Alta Floresta saiu da lista de municípios críticos do desmatamento da Amazônia Legal, criada pelo Ministério do Meio Ambiente, ao iniciar o processo de regularização ambiental em mais de 80% das propriedades rurais. Dessa forma, está buscando tornar-se referência em produção com respeito ao meio ambiente.

Para dar continuidade neste processo de transformação, o projeto prevê a multiplicação do conhecimento sobre as BPA’s, através da implantação de unidades demonstrativas, da capacitação das pessoas envolvidas nessa cadeia produtiva, do apoio para acesso ao crédito do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), do governo federal, além da recuperação de Áreas de Preservação Permanente degradadas e da ampla disseminação de informações.

O Projeto Pecuária Integrada de Baixo Carbono é desenvolvido pelo ICV em parceria com a Embrapa, prefeitura Municipal de Alta Floresta e recebe apoio financeiro do Fundo Vale.

SERVIÇO
O que: 1º Seminário de Pecuária Integrada: rumo às Boas Práticas Agropecuárias

Quando:
26/09 (quarta-feira) noite – a partir das 19h
27/09 (quinta-feira) tarde – a partir das 14h / noite – a partir das 19h
28/09 (sexta-feira) tarde – a partir das 14h / noite – a partir das 19h

Onde: Alta Floresta/MT
Endereço: Gold Eventos – Avenida Perimetral Rogério Silva
Contato com a imprensa: Daniela Torezzan (65) 3621-3148 e 9201-4578

0 comentários: