sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Belo Monte: um atentado a integridade e a vida dos povos indígenas e comunidades tradicionais do Xingu

Deroní Mendes - Em busca da geração de energia para empresas  que destroem as florestas,  poluem os rios aceleram o aquecimento global,   recentemente representante da  FUNAI e  a presidente Dilma já afirmaram que  a construção de Belo Monte não afetará os povos indígenas que habitam  região conhecida como Volta Grande do rio Xingu, no sudoeste do estado do Pará.  Além disso o  governo afirma que a necessidade de Belo Monte visa  a autonomia e eficiência energética do país. No entanto, sabe-se que milhares amazônidas, povos indígenas e comunidades tradicionais  irão perder a  cidadania, a dignidade e até vida.  

Porém especialistas e estudos mostram que Belo Monte exterminará sonhos e vidas de milhares de povos indígenas e comunidades tradicionais que habitam a região. Até quando  o   interesse econômico de empresa empreiteiras, mineradoras,   governos e políticos corruptos no Brasil irá se sobrepor ao direitos ao território e a vida digna de grupos sociais que viveram e continuam vivendo a margem da sociedade.   Ou seja Belo Monte será um desastre social, ambiental e econômico sem precedentes.

Então se você como eu não acredita em papai Noel, coelhinho da páscoa, e  acredita que a construção da usina de  Belo Monte  ameaça a integridade dos povos indígenas  e comunidades tradicionais  da região e que esta mega construção é insustentável tanto do ponto de vista ambiental quanto social e econômico não deixe de participar ou divulgar  Ato Mundial contra Belo Monte que ocorrerá no dia  20 de agosto (sábado que vem) em várias países e  capitais brasileiras.

Segundo a  Frente de Ação Pró-Xingu está confirmada a   participação no ato os seguintes estados: Acre, São Paulo, Rio de janeiro, Pernambuco, Amazonas, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Bahia, Brasilia, Belo Horizonte, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Paraná, Minas Gerais e Brasilia.

Muito mais que um ato contra a construção da usina Belo Monte, este será  um apelo mundial ao bom senso do governo federal e um grito em defesa dos rios da Amazônia, dos povos das florestas (populações indígenas e comunidades tradicionais), pelas florestas e contra os desmandos do governo federal que faz vista  grossa diante do fato de a construção de Belo Monte transformará o rio Xingu em um rio lágrimas e de sangue.
O ato também acontecerá nos seguintes países: França, Equador, Peru, México, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile, Reino Unido, Espanha e Portugal.

Se você reside em uma das cidades abaixo não deixe de participar do ato. Se você não mora em nenhuma delas mas participa de alguma rede social, divulgue o ato.

São Paulo-SP o evento se realizará na Av. Paulista, em frente ao MASP (Museu de Arte de São Paulo) as 13:00min hs
Rio de Janeiro-RJ, posto 4 na Av. Atlântica em Copacabana, as 14:00 hs
Salvador-BA, Praça Campo Grande, até a Praça Municipal, as 14:00 hs
Fortaleza-CE, praça José de Alencar, centro, as 13:00 hs
Recife-PE, Praça do Derby, as 14:00 hs
Brasília-DF, em frente ao congresso nacional, as 14:00 hs
João Pessoa-PB, feirinha de Tambaú, as 14:00
Belém-PA, Praça da República, em frente ao Teatro da Paz rumo ao Ver o Peso, as 08:30

 França, Parvis des droits de l’Homme, place du Trocadéro, Paris, 15:00h
 Portugal: PORTO, Consulado Brasileiro, Av França n° 20, as 13:00 hs
LISBOA, Consulado Brasileiro, Praça Luis de Camões , CHIADO
Em San Francisco, 300 Montgomery street, Suite 900, San Francisco, CA 94104, day 22, Monday, in Brazilian Consulate.

0 comentários: