Deroní Mendes - Outro revirando o baú da minha memória sobre a minha atuação junto ao “movimento socioambiental “ lembrei de algo muito marcante e creio que não só para mim (simples mortal), mas principalmente para muitas lideranças para diversas do movimento de Mato Grosso e do Pará que é o processo que deu origem ao lançou “Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para a Área de Influência da Rodovia BR-163 - Cuiabá-Santarém” .
Antes que alguém questione. Prá quem não sabe, a BR 163 inicia na cidade de Livramento no Rio Grande do Sul, porém , o trecho ao que me refiro é o apenas o trecho entre MT e PA conhecido como Cuiabá Santarém.
Em 05 de Junho Dia Mundial do Meio Ambiente fez exatamente 4 anos que ele fora lançado pelo Governo Federal, porém muito pouco melhorou na região para a população local , principalmente para as populações indígenas e os agricultores familiares da região. Como de certa forma fiz parte desse processo escreverei alguns post sobre o assunto.
Os posts que seguirão são resultados de reflexões e sistematizações a partir da minha atuação no Projeto de Fortalecimento da Participação Social no Plano BR 163 - Profor 163 elaborado e executado por organizações do movimento socioambiental do Mato Grosso e do Pará que fazem parte do Consorcio pelo Desenvolvimento socioambiental da BR 163 - CONDESSA e do Grupo de Trabalho Amazônico - Rede GTA onde eu atuava como Coordenadora das ações do projeto pelo Pólo Cuiabá e Adjacências.
Por volta de 2002/2003, quando o Governo Federal anunciou a continuidade da pavimentação do BR 163(Cuiabá – Santarém-PA) houve uma grande mobilização social por parte de entidades ligadas aos trabalhadores e organizações da sociedade civil socioambientalistas, indígenas e indigenistas e universidades neste dois estados com o objetivo de sensibilizar o governo federal e os governos estaduais e prefeitos de que era necessário, sim dar continuidade ao asfaltamento da rodovia, porém era indispensável assegurar neste processo a inclusão social das populações locais e a proteção da biodiversidade da região. Ou seja, era necessário o cuidado para que a ação do estado na região não se resumisse apenas ao asfaltamento o que beneficiaria quase que exclusivamente os grandes produtores rurais da região com o barateamento do escoamento da produção de grãos através do Porto de Santarém - PA.
A mobilização da sociedade civil articulada nos dois estados deu certo, e em 05 de junho de 2006 o governo federal lançou “Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para a Área de Influência da Rodovia BR-163 - Cuiabá-Santarém” considerada uma iniciativa pioneira do Governo Federal no planejamento do desenvolvimento da Amazônia, pois fora elaborado “de forma conjunta”, mais especificamente a partir das reivindicações de organizações da sociedade civil da região aos Governo federal e dos Estados do Mato Grosso, Pará e Amazonas; prefeituras contidas na “Carta de Santarém”, depois de várias reuniões, seminários e audiências públicas tanto no Pará quanto em Mato Grosso.
Uma análise no Plano BR 163 Sustentável e na Carta de Santarém, pode observar que todas as propostas contidas na Carta de Santarém fora incorporadas no Plano.
Ganhamos uma batalha, mas ....a guerra....
5 comentários:
reproduzimos sua matéria em www.aguaboanews.blogspot.comecohak
reproduzimos sua matéria em www.aguaboanews.blogspot.com
Olá, Dê.
Nossa que legal ver seu post reproduzido no blog do Água Boa News, parabéns.
Parabéns também pelos textos novos e pelo novo layout.
Beijos minha querida
Legal sr. Kassu pela visita e obrigada por publicar o artigo em seu blog , que por sinal é muito interessante.
Deroní Mendes
oi querido,
Também achei muito legal mesmo e gostei muito.
Fico feliz que vc tenha gostado do layout do blog...também gostei do seu...
Beijos
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