sexta-feira, 2 de abril de 2010

(In)sustentável?

Deroní Mendes - Se tem uma coisa que gosto de ver na TV é propaganda. Acho interessante não só as imagens, como também as musiquinhas e a mensagem final. Aquela que as vezes gruda na cabeça da gente. “oi, simples assim”, “todo seu”, “amo muito isso”, etc..

Devo confessar que não raro fico me debatendo com meus botões quanto ao comercial inteiro e a mensagem final. Sei lá...Não entendi, uai. Mas tudo bem, a ficha demora prá cair de fato muitas vezes não concordo. Nada a ver.

Ontem mesmo estava ouvindo (veja bem, ouvindo) uma propaganda da Gerdau. A música de fundo era bonita e imagino que as imagens também devem ser. (ainda não vi. De novo, Só ouvi). Bem, mas a mensagem final dizia que podemos confiar na Gerdau, pois cada vergalhão de aço que produz é feito de forma sustentável. Pensei comigo: Como assim Sustentável?


Sim. Porque a sustentabilidade pressupõe assegurar os recursos naturais para estas e as futuras gerações o que é claro, não é possível com atividades no setor mineral. Os recursos minerais não são renováveis...
Mas também, aí pensei: Porque estou questionando isso? É o tal "marketing verde". Hoje toda e qualquer empresa produz de forma sustentável. Todas são verdes. Todo mundo é ambientalista. E todo mundo trabalha, produz, e vive de forma sustentável e tudo que fazemos é economicamente eficiente, ecologicamente prudente e equilibrado e socialmente justo. Tudo muito sustentável.


Que lindo, não? Até eu acreditei (imagine se tivesse visto o comercial rsrsr). Investem rios de dinheiro para nos convencer com essas propagandas lindas...
Falar, escrever ou montar um comercial é simples e fácil. Ver ou ouvir um comercial ecologicamente
prudente, socialmente justo e economicamente eficiente de uma atividade derivada da mineração prá mim ainda e continuará sendo algo insustentável.
Afinal, e as futuras gerações? De Onde vem o aço que se fabrica o vergalhão? Como era e está a localidade e como estará daqui 20, 30, 50 100 anos. ?
Mas é serio. Você pensa o contrário?
Se sim, tudo bem, afinal os “ Produtos Gerdau agora estão certificados com Selo Ecológico Falcão Bauer.” Ufff. E eu aqui preocupada...



Fontes:
Foto 01: http://blog.fundacaoestrela.com.br
foto 02: http://scielo.br/
Foto 03: www.gel-eng.com.br/imagem/mineracao.jpg

3 comentários:

simone disse...

Deroni, amei seu texto sobre (in) sustentabilidade...incrível que também me faço essa pergunta com tanto comercial que "vemos" por ai...
mesmo aqueles que n falam na tal sustentabilidade, não falam no ecológico. Fico pensando: como o fazem, como produzem...
Esse mundo tem salvação?
ahh...

Anônimo disse...

Deroni, muito interessante seu texto..
Também fico "vendo" esses comerciais...mesmo os que não falam na tal sustentabilidade, de que forma pensam o ambiente? como pensam que o futuro? pensam que terão os recursos naturais eternamente? vão comer, respirar e beber dinheiro?
affsss...
abço,simone de vila rica - MT

Deroní Mendes disse...

Oi Simone.

Tudo bem? como está Vila Rica? A última vez que estive aí foi na audiência do Zoneamento socioeconômico Ecológico em 2009.

Que bom que gostou do texto...

Olha eu também continuo me perguntando: Como pode isso? Fico vendo principalmente esse papo empresas mineradoras ou de energia dizendo que é sustentável. Sustentável prá quem?

Penso que é sustentado, através da degradação ambiental, e uso de mão de obra análoga a escravidão, e muitas outras injustiças sociais. Isso tudo não pode ser sustentável. Porque ameaça a qualidade de vida desta e das futuras gerações.

Atualmente fico indignada assistindo as propagandas da Eletrobrás...Socoorro, Jesus apaga a Luz. Páre o mundo que quero descer..rsrsrsr

Olha agradeço muito a sua visita e comentário aqui no blog e volte e comente sempre.

Abs