domingo, 21 de novembro de 2010

Sociedade, Estado & Políticas públicas

Deu vontade de voltar prá faculdade, por isso resolvi escrever um pouco sobre 3 temas que sempre gostei: Sociedade (humana), Estado, Políticas Públicas. Sei lá. Acho que é hora de tentar um mestrado. Já estou atrasada. Mas vamos lá..

A sociedade humana é objeto de estudo de várias ciências, como: as ciências sociais, , a História, a Antropologia e principalmente da Sociologia. Ops... prá Geografia também é claro. Porque toda sociedade (e tudo que nela existe) se localiza em algum espaço geográfico.E espaço geográfico é o nosso objeto de estudo. Ei, da geografia. Entendeu??

Geograficamente falando. Digo escrevendo. Sociedade é o conjunto de pessoas de um determinado espaço ou território que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. Pode-se dizer ainda que sociedade é um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interações acontecem entre indivíduos pertencentes ao mesmo grupo.

Nos dias atuais, podemos definir sociedade como uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma comunidade interdependente. Ou, simplesmente um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.

A sociedade é um espaço composto por um conjunto de atores sociais que atuam ativamente na formulação de políticas públicas que serão executadas pelo estado através órgãos federais e estaduais específicos.

Ops...Ficou grande este post...falo sobre Estado e Políticas Públicas no próximo...


Fonte da imagem: ves.blogspot.com/2010/10/sociedade-inte...

0 comentários: