sábado, 18 de dezembro de 2010

Lugares da Morraria: Acentado, Baixio, Bocaina, Capão, Capoeira, Campina, Campinão

Acentado: Lugar plano no alto do morro cheio de mato. De longe parece um campo limpo mais não tem água na cheia. Também não tem pedra.



 


Baixio: Lugar de água é dura prá secar. Fica cheio de janeiro a agosto, quase no ano inteiro. ë terra de cultura bom prá plantar arroz e cana.



Bocaina: Parece uma grota, mas ali não é mais grota por que é aberto é terra de cultura. É  maior e fica entre dois morros ou então serra. Também tem bocaina que é uma mata da frada da serra dá muito águaçu e indaiá.



Capão: lugar pequeno e alto no meio do campo ou do cerrado baixo. Capão também dá muito cupim. É onde tatu faz casa. Dentro do capão sempre tem um mato, ele é no meio do cerrado com campo ao redor sujo.





Capoeira: lugar onde já foi tombada prá fazer roça. Lá já foi trabalhado. Quando chove junta água. Depois ela vai recuperando nasce denovo angico, peroba, tarumã, Acaiazeiro.





Campina: É fechada sai no mato. “é um lugar mais pequeno com terra preta tem poucas árvore tem mais aqueles arbustinho que dá de moitas. Parece um campo limpo só que com árvores baixinhas.


Campinão: É um lugar grande. Onde termina o campinão começa o mato. Dá muita fruta: olho de boi, marmelada de cachorro, marmelada de espinha, mas também tem capim embaixo. Capim Jaraguá e capim chato.

0 comentários: