terça-feira, 20 de julho de 2010

Resex Guariba-Roosevelt terá Plano de Uso

Resex Guariba-Roosevelt terá Plano de Uso
Por: André Alves- Jornalista

Documento irá ajudar no ordenamento das atividades dos extrativistas com apoio da Sema e PNUD

A Reserva Extrativista (Resex) Guariba-Roosevelt, localizada no noroeste de Mato Grosso, terá um Plano de Uso para ajudar no ordenamento das atividades econômicas e sociais das cerca de 40 famílias que vivem na área. A iniciativa é do projeto “Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade das Florestas do Noroeste de Mato Grosso” executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O objetivo do plano de uso é normatizar as práticas econômicas e de subsistência dos extrativistas, tais como a caça, a pesca, a agricultura e a extração da castanha-do-Brasil, o látex e o óleo de copaíba. De acordo com Alexandra Freitas, consultora do PNUD, o plano de uso será elaborado pelos próprios seringueiros. “Nós realizamos no início do mês uma viagem de campo para apresentar a proposta aos extrativistas e demos exemplos de planos que foram desenvolvidos em outras comunidades, tais como as Resex Cazumbá-Iracema e a Chico Mendes, que ficam no Acre”, explica.

A segunda etapa do processo será realizada no mês de agosto quando a consultora e uma equipe da Sema irá percorrer as 40 colocações para explicar a importância e a função da elaboração do documento. No mês seguinte, serão realizadas oficinas para a construção coletiva do documento.
Alexandra explica que o plano de uso de uma reserva extrativista é uma das etapas do seu plano de manejo. Está previsto para este ano o Plano de Manejo da Reserva Extrativista Guariba Roosevelt , através de uma parceria com o WWF-Brasil.
“Além de normatizar o uso da RESEX e a convivência na comunidade o plano de uso também ajuda a resolver conflitos que possam existir na comunidade. A consultora afirma ainda que é importante frisar que as regras e normas que estarão contidas no plano só terão êxito a partir do comprometimento dos extrativistas em cumprir e por isso estas fases preparatórias são tão importantes.

RESEX GUARIBA ROOSEVELT – A Reserva Extrativista Guariba Roosevelt é uma Unidade de Conservação, criada pelo Decreto 9.521 de 1996 e Lei Estadual 7.164, ampliada pela Lei 8.680/2007. A UC está localizada nos municípios de Aripuanã, e Colniza. Os seringueiros dos rios Guariba e Roosevelt fazem parte da história da exploração de borracha nativa no estado do Mato Grosso e há registros históricos de ocupação da região de pelo menos um século. As comunidades que moram atualmente na RESEX Estadual Guariba-Roosevelt vieram do nordeste brasileiro e se misturaram com povos indígenas da região.
A principal fonte econômica dos moradores se baseia na agricultura e na extração de óleo de copaíba e castanha-do-Brasil. A Sema também busca fortalecer as bases comunitárias da RESEX e facilitou a implantação do Conselho Deliberativo da Reserva.

2 comentários:

André Alves disse...

Ei querida,
estou com saudades de vc e também de ver seu blog atualizado.
Conteúdo vc tem e leitores assíduos também...
Não nos deixe esperando tanto para ler seus posts.

Beijos minha flor.
Amanhã estou voltando para seus braços... que saudades.

Deroní Mendes disse...

Saudades de vc...

Não sei se tenho tanto conteúdo assim, meu amor. Mas obrigada pelo incentivo, sempre. Só falta a coragem. To desanimada de fato...

Bjs, saudades